Pedro Correia sobre felicidade sintetica no podcast do contrato comsico

Felicidade Sintética e o Valor das Emoções Desagradáveis

Uma reflexão sobre o sentido da amplitude emocional humana e das vantagens de sabe gerir todas as emoções.

Bem-vindo/a ao meu podcast!

No último episódio, a coach Rosa Lima e eu falámos sobre a vivência das emoções e sublinhamos que as emoções negativas têm um papel importante, isto é, que não devem ser omitidas ou desconsideradas. Os sentimentos de tristeza, revolta, ansiedade têm o seu lugar na experiência humana. É importante saber lidar com eles.

A ideia de sermos seres humanos conectados connosco significa manter ligações saudáveis com todas as nossas partes e não só com as mais bonitas e agradáveis, com as relações que funcionam bem, com momentos alegres e tranquilos ou com as surpresas boas da vida.

Há outros lados da personalidade ou da nossa vida que são desagradáveis ou inapropriados socialmente. São aquelas partes que não gostamos de ser ou de admitir que somos, como as nossas partes egoístas, manipuladoras, com mais inveja, puxar a brasa à nossa sardinha, ganhar vantagens sobre os outros, sermos agressivos e inflexíveis, anti-sociais, introvertidos…

Há alturas em que sermos destas formas socialmente criticadas é exactamente o que a situação/contexto exige. Estarmos integrados é honrarmos estas partes de nós e pô-las em prática quando adequado. Vêmo-las como ferramentas que podem ser aplicadas na dose e na situação certas. Omitir estas facetas é fingir que algo importante e útil não existe em nós para nos conformarmos com a imagem que os outros querem que tenhamos, com uma fachada de felicidade sintética cria mais desencontros.

Fritz Strack
strack.socialpsychology.org/
Críticas aos estudos do lápis (inglês): tiny.cc/9rrj5y

ROSA LIMA
website | email | facebook | instagram
Telefone: 93 909 16 61

EPISÓDIOS mencionados sobre Forças de Carácter (Youtube)
5 | Felicidade e Características Positivas com Pedro Correia 
6 | Forças de Carácter e Felicidade
7 | Rosa Lima sobre Facilitar a Felicidade

MÚSICA
Ikson – AM

PARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Scroll to Top
X